A Aliança Luso-Britânica: Balanço do Passado e Perspetivas de Futuro

Este projeto de investigação interdisciplinar pretende contribuir para uma melhor compreensão da Aliança Luso-Britânica – a mais antiga aliança diplomática ainda em vigor. O projeto assinala o 650º aniversário da Aliança através de uma análise abrangente das suas interações passadas e presentes, assim como do seu futuro, num contexto marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia. Este projeto envolve – pela primeira vez num projeto a longo prazo sobre a Aliança – um grupo interdisciplinar de investigadores portugueses e britânicos provenientes das várias áreas do direito, história, ciência política, paleografia, diplomática, literatura e musicologia. Reúne os Departamentos de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Oxford, o JusGov (Universidade do Minho), o CHSC (Universidade de Coimbra), o CICP (Universidade de Évora / Universidade do Minho), o IEP (Católica Universidade – Lisboa), e investigadores da Universidade de Cardiff e da Universidade Nova de Lisboa. Coletivamente, irão analisar a Aliança Luso-Britânica a partir de quatro perspetivas – jurídica, política, histórica e cultural – que se complementam mutuamente no estabelecimento de uma compreensão mais profunda dos momentos-chave do passado da Aliança e do seu presente, perspetivando-se, igualmente, uma visão sobre o seu futuro. O projeto irá contribuir para o programa de eventos das comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica a realizar-se tanto em Portugal como no Reino Unido, aderindo à iniciativa ‘Portugal-UK 650’.

Duração: setembro de 2021 – dezembro 2024.

IR: Alexandra Rodrigues Araújo

Co-IR: João Sérgio Ribeiro

Equipa: Allan Tatham, Ana Lúcia Curado, Evanthia Balla, Jenny Benham, Joana Aguiar e Silva, João Carlos Espada, José Pedro Paiva, Liam Gearon, M. de Assunção Vale Pereira, Maria João de Araújo, Maria José Azevedo Santos, Owen Rees, Patrícia Jerónimo, Russell Sandberg, Silvério Rocha-Cunha, Teresa Pinto Coelho, Thomas Earle.

Parceiros: Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra; Centro de Investigação em Ciência Política das Universidades de Évora e do Minho; Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Oxford.

Grupos de Investigação do JusGov: GLOB