Missão e objetivos

Inovar e desenvolver investigação de excelência estão na base da nossa visão. No JusGov, assumimos uma orientação estratégica e uma postura de crescimento, consolidação e aperfeiçoamento. Com sede no Norte de Portugal, investimos nas fundações que dão forma à nossa agenda científica, adaptando-a às exigências, sempre renovadas, da nossa conjuntura interdisciplinar global.

A nossa investigação desenrola-se numa base interdisciplinar. Daí desenvolvermos projetos que aliam diferentes áreas de conhecimento, como o Direito, a Criminologia, a Economia, a Psicologia, a Informática e as Ciências da Saúde. Tais projetos incidem sobre questões complexas que implicam a convergência de uma pluralidade de quadrantes académicos, do conjunto dos nossos Grupos de Investigação e de um trabalho intergeracional em rede.

É nossa convicção que é imperativo incluir investigadores em início de carreira e estudantes talentosos, uma vez que estamos apostados em manter uma comunidade de investigação dinâmica e atenta ao futuro. Esta é a razão pela qual contamos com um Grupo de Investigação centrado nos estudantes — a Escola de Investigadores — que lhes propicia oportunidades de formação na descoberta e exploração académicas, bem como um fórum para apresentarem/discutirem os seus estudos e interagirem com os seus colegas e investigadores mais experientes, um instrumento para a participação em eventos científicos nacionais e internacionais e orientação sobre como aceder a financiamento.

Acreditamos que as colaborações nacionais e transfronteiriças são determinantes para o desenvolvimento de investigação de alto nível. Como tal, preservamos e consolidamos as nossas parcerias nacionais com Unidades de I&D estratégicas e Laboratórios Colaborativos acreditados (DTx CoLab e ProChild CoLAB), a par de associações empresariais (Observatório da Sustentabilidade).

A nossa missão passa também por incrementar o nosso impacto no mundo lusófono e, simultaneamente, ampliar as nossas relações internacionais noutras áreas geográficas, incluindo a parcela espanhola da Eurorregião da Galiza e restante território espanhol, os países anglófonos, a União Europeia no seu conjunto e o hemisfério oriental, dado que nos dão acesso a valiosos conhecimentos e recursos, permitem-nos veicular os nossos resultados de investigação a um auditório mundial e asseguram o nosso envolvimento na resolução de questões candentes de interesse global.

Almejamos proporcionar aos nossos investigadores, incluindo aqueles que se encontram no início das suas carreiras, as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento científico e profissional. Neste sentido, incentivamos e apoiamos missões de investigação em instituições de referência no estrangeiro, ajudando os nossos membros a aprimorar os seus conhecimentos, a estabelecer regularmente redes de contactos e a empenhar-se em projetos de investigação colaborativos com outros investigadores; estimulamos mais e mais a participação em eventos científicos com revisão por pares em todo o mundo, com o intuito de garantir que possam divulgar o seu trabalho e receber preciosas sugestões e pareceres de outros especialistas; e incentivamos a publicação em revistas científicas de elevado impacto, o que é decisivo para aumentar a notoriedade internacional da nossa investigação.

Queremos que a nossa investigação tenha um impacto concreto no nosso meio social. Para tal, para além dos projetos que desenvolvemos, organizamos ações de formação avançada de curta duração, essencialmente centradas em temáticas específicas da investigação jurídica (muitas vezes em articulação com o CEJUR, para uma maior repercussão prática); dinamizamos cursos de verão, dirigidos a estudantes nacionais e estrangeiros, sobre as grandes questões da atualidade; envolvemo-nos cada vez mais em atividades de extensão, oferecendo tutoria a estudantes durante estadias de investigação, favorecendo assim o cultivo das mentes mais jovens; e salvaguardamos os nossos compromissos com a Semana da Ciência e Tecnologia e o programa Cientificamente Provável, crescentemente aproximando o JusGov de estudantes do ensino secundário e despertando o interesse do grande público, sobretudo a juventude, pela investigação científica.

Valorizamos a experiência profissional dos nossos investigadores, tanto a nível académico como noutras áreas de relevância para a nossa comunidade. Continuamos a capitalizar a experiência dos nossos investigadores como políticos, juízes e advogados. Este capital de experiência deve ser constantemente convertido num meio de expandir a investigação de um ponto de vista prático e desenvolver projetos que visem diretamente transferir conhecimentos significativos para a sociedade.

Acresce que estamos inteiramente comprometidos com a implementação dos nossos planos no cumprimento dos princípios de igualdade de género, inclusão e proteção de dados. Acolhemos as recomendações da Comissão para a Igualdade de Género da UM, prestamos especial atenção às necessidades de inclusão, atendendo a que a investigação deve estar aberta a qualquer pessoa, e observamos rigorosamente os regulamentos de proteção de dados, por forma a garantir a segurança e a privacidade de toda a gente que connosco se envolve.