A Investigadora do JusGov, Profª Doutora Patrícia Jerónimo, lecionou sobre o enquadramento legal dos Direitos Humanos em Portugal. A Investigadora auxiliar do JusGov, Gema Souto, participou também na aula aberta.

Em 23 de fevereiro e ao abrigo do programa Erasmus + KA122-SCH “Agents of Change”, os estudantes e os seus professores Maria-Ismini Chrysanthou, Stelios
Zaproudis e Eleni Kontou, da Escola Secundária de Menemeni “Dido Sotiriou” integraram a comitiva da Grécia que fizeram uma paragem na Escola de Direito (EDUM) dentro do seu plano de atividades relacionadas com os eixos temáticos centrais do programa que são as minorias e os Direitos Humanos na União Europeia.

O dia começou com uma visita à biblioteca da EDUM onde foi lembrada a figura do Dr Francisco Salgado Zenha, com ocasião dos 100 anos do seu nascimento, e a sua atividade como advogado defensor de direitos humanos antes da Revolução 25 de abril.

A seguir, a Investigadora do JusGov e Vogal da Direção do Mestrado em Direitos Humanos, Profª Doutora Patrícia Jerónimo, no formato de aula aberta, lecionou sobre Human Rights in Portugal: Legal and institutional framework and key areas of concern. A aula também contou com a participação da Investigadora auxiliar do JusGov, a Doutora Gema Souto, na que se suscitaram questões como as semelhanças e diferenças com a proteção dos direitos humanos em Espanha, nomeadamente sobre a existência do “Recurso de amparo” ao Tribunal Constitucional espanhol. Foram duas horas em animada troca de perguntas e debate por parte de todos. Finalmente, a comitiva grega e as Investigadoras do JusGov almoçaram na cantina da Universidade e despediram-se dos alunos e professores que nos visitaram e que, a seguir, usufruíram de um passeio pela cidade de Braga após uma muito frutífera visita à Escola de Direito.

5 de Abril, 2024

5 de Abril, 2024