Investigadores do CEDU-JusGov da UMinho intervieram, no dia 3 de março, no programa de rádio “O Estado da União”. Para além de Alessandra Silveira, comentadora residente do referido programa e titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia da UMinho, esta edição do programa contou com as presenças de Sandra Fernandes (professora de Relações Internacionais da Escola de Economia e Gestão da UMinho) e de Francisco Pereira Coutinho (subdiretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa).

A pandemia da COVID-19 e as suas consequências socioeconómicas têm tido um impacto negativo nos Direitos Humanos, aprofundando desigualdades preexistentes e aumentando a pressão sobre as pessoas em situação vulnerável. Na edição de fevereiro do programa “O Estado da União”, os interlocutores explicaram em que medida a promoção e a proteção dos Direitos Humanos é central na ação externa da União Europeia, bem como as vicissitudes da sua interação com questões geopolíticas, tendo especialmente em conta as relações da União Europeia com a Rússia, a China e os Estados Unidos. Foram identificadas as prioridades da União Europeia nas suas relações com países terceiros (definidas no Plano de Ação da União Europeia para os Direitos Humanos e a Democracia 2020-2024), bem como o regime de medidas e a adoção de sanções para combater as violações graves de Direitos Humanos (à luz do Regulamento 2020/1998, de 7 de dezembro de 2020).

O programa de rádio “O Estado da União” é difundido pela Antena Minho (106.0 FM), na última quarta-feira de cada mês, pelas 19h00, e visa debater a atualidade europeia. A conversa é habitualmente moderada por Alzira Costa, coordenadora do Centro de Informação Europe Direct Minho, e por Paulo Monteiro, diretor da Rádio Antena Minho.

Os episódios encontram-se disponíveis nas seguintes páginas:

4 de Março, 2021

Os episódios encontram-se disponíveis nas seguintes páginas:

4 de Março, 2021