A introdução da IA na justiça coloca desafios que envolvem a responsabilidade jurídica, a transparência e a autonomia humana nas decisões judiciais. São temas que afetam diretamente o futuro da Justiça e que merecem ser discutidos de forma aprofundada, particularmente num contexto académico que prepara os juristas do futuro.
O filme JUSTIÇA ARTIFICIAL é uma das últimas produções da Ukbar Filmes – uma co-produção luso-espanhola, que aborda questões centrais e de grande relevância atual na prática de todos os operadores judiciários, mais especificamente sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) na administração da justiça.
PROGRAMA
INSCRIÇÕES
__
JUSTIÇA ARTIFICIAL – Trailer
De Simón Casal
Com Verónica Echegui, Alberto Ammann, Tamar Novas, Alba Galocha, Lúcia Moniz e Afonso Pimentel
Sinopse:
Aceitarias ser julgado por IA?
O governo espanhol anuncia um referendo para aprovar um sistema de Inteligência Artificial (THENTE) na Administração da Justiça que promete automatizar e despolitizar a justiça, substituindo, na prática, os juízes em todos os tribunais do país. O referendo desencadeia uma feroz campanha eleitoral em que se defrontam o Governo, em aliança com a empresa tecnológica que criou o sistema e o poder judicial, que defende o carácter humano da justiça. Carmen Costa, uma juíza de renome, é convidada a trabalhar no desenvolvimento do projeto THENTE, mas o súbito desaparecimento de Alicia Kóvack, a criadora do sistema, provoca-lhe uma grande desconfiança, ao ponto de perceber que está a descobrir a ponta do iceberg de uma conspiração que pretende controlar, a partir da justiça, um país inteiro.