E.Tec – Estado, Empresa e Tecnologia
Os investigadores do E.Tec conduzem a comunidade JusGov à vanguarda onde o direito e a tecnologia convivem. A nossa aspiração é, no seu conjunto, a de valorizar a investigação jurídica no plano global. O foco tríplice do E.Tec passa pela contribuição para a produção de resultados científicos de valor estratégico nacional; pelo aprofundamento das parcerias certas com as partes interessadas, em diferentes geografias e áreas de atividade; e pela afirmação do nosso Grupo como um pólo internacional de referência que contribua para a ascensão do JusGov na cena mundial. Temos como prioridade o desenvolvimento de projectos multinacionais que incidam sobre as seguintes matérias: Indústria 4.0; Direito e Política Espacial; Inteligência Artificial e Robótica; Novas Áreas Tecnológicas Disruptivas para o Direito; e Governação Pública e Empresarial.
A formação está entre as principais preocupações do nosso Grupo. Em virtude do alto grau de saber-fazer que os colegas mais jovens e os estudantes apresentam no domínio tecnológico, a nossa aposta na capacitação de estudantes e de investigadores em início de carreira tem igualmente como corolário o reforço das competências tecnológicas dos nossos investigadores séniores e em fase intermédia de carreira. O E.Tec pauta-se pelos valores da transparência, da sustentabilidade e da cooperação, seja quando damos formação a estudantes, empresas e autoridades públicas sobre assuntos prementes como a digitalização do mercado ou quando fazemos o mapeamento das vivas problemáticas teóricas e práticas dos nossos dias, incluindo as implicações da inteligência artificial e da robótica no panorama jurídico. Estes são, com efeito, valores determinantes da abordagem estratégica do nosso Centro de Investigação enquanto tal.
Estamos abertos ao público em geral e também facultamos acesso alargado aos nossos processos e descobertas, fundamentalmente por meio da nossa atividade editorial interna, em acesso aberto, ou das publicações dos nossos investigadores sob a chancela de entidades externas. É assim possível ao mundo empresarial e ao sector público, para além de todas as pessoas que queiram encontrar inspiração ou informar-se, beneficiar do resultado dos nossos esforços e, em paralelo, acompanhar-nos no nosso crescimento à medida que satisfazemos as exigências emergentes da contemporaneidade.