Editor Euroclio
Ano 2012
Disponibilidade para venda
Sinopse
Este livro tenta abordar uma questão importante: para onde vai o projeto europeu?
Como a Europa luta com as mais profundas crises económicas e sociais na história recente, o que acontece com as promessas de liberdade, democracia, igualdade e respeito pelos direitos invioláveis e inalienáveis da pessoa humana, proclamadas no preâmbulo do Tratado da União Europeia? Como pretende a União Europeia demonstrar o seu compromisso com os direitos sociais fundamentais numa época de desregulamentação generalizada e de um mercado de trabalho cada vez mais precário? Como podemos reforçar ainda mais o funcionamento democrático e eficiente das instituições europeias quando existe uma distancia crescente entre os cidadãos e as elites políticas?
Esta publicação baseia-se em trabalhos apresentados na conferência internacional «Cidadania e Solidariedade na União Europeia – da Carta dos Direitos Fundamentais à Crise: O Estado da Arte», que decorreu na Escola de Direito da Universidade do Minho, Portugal, em maio de 2012.