Project Description

Quarta Edição Audiência Simulada do TJUE – Secção Minhota | 3 de junho

No passado dia 3 de junho de 2013, pelas 14h, na sala 009 da EDUM, teve lugar a 4.ª edição da Audiência Simulada do TJUE – Secção Minhota. Estiveram a competir cinco equipas compostas por alunos do 2.º ano da licenciatura em Direito (ver infra a composição das equipas), os quais tiveram de defender argumentos relativamente a um caso de elevada complexidade, sendo num segundo momento questionados pelos membros do júri. O caso correspondia a uma situação fática real e as questões basearam-se na última edição da European Law Moot Court Competition, na qual interveio uma equipa do CEDU. Tal como nas edições anteriores, o júri da Audiência Simulada foi presidido pelo Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, Juiz Des. António Ribeiro, e pelos seguintes membros: Juiz Des. António Sobrinho, Juiz Des. José Vieira Cunha, Juiz Des. Fernando Fernandes Freitas, Juiz Des. Rosa Tching e Dr. João Resende Neiva, todos alunos (ou ex-alunos) do Mestrado em Direito da União Europeia. Tal como nas anteriores edições, a iniciativa contou com o apoio da ELSA-UMINHO e da AEDUM. O aluno vencedor tem a oportunidade de acompanhar o grupo do CEDU (composto por mestrandos em Direito da União Europeia, magistrados judiciais e do MP e advogados) na visita de estudos ao TJUE agendada para 16-20 de junho. Ana Isa Dias Meireles foi a vencedora da edição de 2013 da audiência simulada, ficando a aluna Ana Teresa Teixeira em segundo lugar. A coordenação da atividade esteve a cargo da Dra. Sophie Perez Fernandes.

Composição das equipas:
– em representação de Petra Peters, Ana Isa Dias Meireles

(Bábara da Silva Fernandes, Hélder Azevedo e Silva, José Pedro Jesus Costinha e Mário João Santos Rodrigues)

– em representação do Governo de Kapitaal, Teresa Lamelas da Silva Teixeira

(Sara Margarida Veloso Alves Esteves, Joana Usabel Araújo Vinagre de Sousa e José Pedro Coutinho de Freitas)

– em representação da Massive Diversion, Diana Marisa Magalhães Lopes

(Bruna Filipa Alves Cunha, Bruno Daniel Vareiro André e Tiago Branco Costa)

– em representação da Comissão Europeia, Eugénia Margarida Afonso Pereira

(Carla Luísa Monteiro Cardoso, Clara Alexandra Quintela Alves Rodrigues e Cláudia Cristina Ribeiro Fernandes)

– Conclusões apresentadas por Jeanette Sofia Planche Rodrigues

(Filipa Gonçalves Longras e Maria Margarida Silva do Vale Lima)

Consulte o Programa.