Tiago Sérgio Alves Cabral

Email tiseac@gmail.com

Tiago Sérgio Cabral é licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho. É Mestre em Direito da União Europeia pela mesma instituição sendo a sua Dissertação intitulada: “AI Regulation in the European Union: Democratic Trends, Current Instruments and Future Initiatives”. Autor de diversos escritos nas áreas de Tecnologia, Proteção de Dados e Direito da União Europeia, colabora atualmente com a Vieira de Almeida e Associados.

• Direito da União Europeia
  • Direito e Democracia
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Direito da Tecnologia
  • Inteligência Artificial

Este investigador pertence ao CEDU.

Publicações

• “The 15th Anniversary of the Portuguese Drug Policy: Its History, its Success and its Future”, in Drug Science, Policy and Law (3), January 2017.
  • “Testemunhas de Jeová e a Liberdade Religiosa no séc. XXI: Uma Análise com base no Acórdão Palau-Martinez vs. France”, in e-Pública – Revista Eletrónica de Direito Público., (4,2), November de 2017.
  • “The European Union’s Existential Crisis: Current Challenges from Populism to Donald Trump”, in UNIO – EU Law Journal (4,1), January 2018, along with Rita de Sousa Costa.
  • “Democracia, legitimidade e competência legislativa na União Europeia”, in UNIO/CONPEDI E-book 2017: Interconstitucionalidade: Democracia e Cidadania de Direitos na Sociedade Mundial – Atualização e Perspectivas, Vol. II, Braga, Centro de Estudos em Direito da União Europeia, 2018
  • Tiago Sérgio Cabral, “O “Juiz artificial”: breves notas sobre a utilização de inteligência artificial pelos Tribunais e a sua relação com a legislação europeia de proteção de dados”, in O Contencioso da União Europeia e a cobrança transfronteiriça de créditos: compreendendo as soluções digitais à luz do paradigma da Justiça eletrónica europeia (e-Justice), Joana Covelo de Abreu, Larissa Coelho and Tiago Sérgio Cabral coord. (Braga: Escola de Direito da Universidade do Minho, 2020).
  • “A short guide to the legislative procedure in the European Union”, in UNIO – EU Law Journal (6,1), July 2020, in press;
  • Alessandra Silveira and Tiago Sérgio Cabral “Introdução aos Direitos dos Titulares de Dados no RGPD”, (Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 2020), in press;
  • Alessandra Silveira, Alexandre Veronese and Tiago Sérgio Cabral, “Da utilização de inteligência artificial em conformidade com o RGPD: breve guia para responsáveis pelo tratamento ”, in Inteligência Artificial aplicada ao processo de tomada de decisões (Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2020), in press
12 de Dezembro, 2016

Tiago Sérgio Alves Cabral

Email tiseac@gmail.com

• Direito da União Europeia
  • Direito e Democracia
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Direito da Tecnologia
  • Inteligência Artificial

Este investigador pertence ao CEDU.

Publicações

12 de Dezembro, 2016