Luis Felipe Miranda Ramos

Email lfelipe.sm@gmail.com

Luis Felipe Ramos é estudante de Doutoramento an Universidade do Minho e Research Assistant na  United Nations University Operating Unity on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV). Mestre em Direito e Informática pela Universidade do Minho (2019) e MBA (2008) pela Universidade Franciscana (Brasil). Seus principais interesses de investigação são nas áreas de direito e informática, privacidade e proteção de dados, cibersegurança, tecnologias emergentes e propriedade intelectual.

Possui experiência no Poder Judiciário brasileiro, tendo atuado perante a Justiça Federal e a Justiça Estadual, tanto como assessor de magistrados e como defensor dativo. No setor privado, atuou como Diretor Jurídico e Administrativo em uma startup do setor de biotecnologia no Brasil, bem como advogado privado especializado em litígios civis e criminais, com experiência em propriedade intelectual, direito empresarial, direito trabalhista e seguridade social.

Seu foco atual é no regime jurídico que envolve as tecnologias emergentes e seu impacto na privacidade e na proteção de dados pessoais.

• Cibersegurança
  • Tecnologias emergentes
  • Propriedade intelectual
  • Direito e tecnologia
  • Privacidade e proteção de dados

Este investigador pertence à Escola de Investigadores.

Artigo em conferência

• Luis Felipe M. Ramos; João Marco C. Silva. 2019. “Privacy and Data Protection Concerns Regarding the Use of Blockchains in Smart Cities”. In Proceedings of the 12th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance – ICEGOV2019: ICEGOV2019: 12th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance, Melbourne, Austrália, trabalho apresentado em Soumaya Ben Dhaou; João Marco C. Silva; Mark Gregory, 342-347. New York, Estados Unidos: ACM Press. DOI: 10.1145/3326365.332641
  • Silva, João Marco C.; Ramos, Luis Felipe M.; Fonte, Victor. 2018. “Qualification offer in EGOV competencies in PALOP-TL”. In Proceedings of the 11th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance – ICEGOV ’18: ICEGOV ’18: 11th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance, Galway, Irlanda, trabalho apresentado em Atreyi Kankanhalli; Adegboyega Ojo; Delfina Soares, 308-311. New York, New York, USA, Estados Unidos: ACM Press. DOI: 10.1145/3209415.3209514
  • Ramos, Luis Felipe Miranda. 2010. “Direito fundamental à propriedade e função social da propriedade intelectual na concessão de patentes à indústria farmacêutica”. In Anais do XIV Simpósio de ensino, pesquisa e extensão: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, Santa Maria, Brasil. Santa Maria, Brasil.
  • Ramos, Luis Felipe Miranda. 2009. “Vantagens e empecilhos da utilização da biodiversidade brasileira”. In Anais do XIII Simpósio de ensino, pesquisa e extensão: XIII Simpósio de ensino, pesquisa e extensão, Santa Maria, Brasil. Santa Maria, Brasil.
  • Nádia Suzana Henriques Schneider; Giovana Bortoluzzi Fleig; Anísio Dario Marramon Trindade; Juliana Salbego Bitencourte; Ramos, Luis Felipe Miranda. 2004. “Avaliação de cursos para promover a cultura de proteção intelectual”. Trabalho apresentado em VIII Celacom – Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación, São Bernardo do Campo, Brasil. São Bernardo do Campo, Brasil.

Artigo em revista

Resumo em conferência

• Liliane Pedroso Difante; Ramos, Luis Felipe Miranda; Valmor Franciscatto; Luciana Gomes Moro. 2007. “A excepcionalidade do poder geral de cautela no processo penal brasileiro”. Trabalho apresentado em XI Simposio de Ensino, Pesquisa e Extensao, Santa Maria, Brasil.
  • Ramos, Luis Felipe Miranda; Nádia Suzana Henriques Schneider; Giovana Bortoluzzi Fleig; Juliana Salbego Bitencourte; Anísio Dario Marramon Trindade. 2003. “Desenvolvimento da cultura da propriedade intelectual na região de Santa Maria”. Trabalho apresentado em XVIII Jornada Acadêmica Integrada, Santa Maria, Brasil.

PRÉMIO

• 2011 Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendedorismo
    Secretaria-Geral Ibero-Americana, Portugal
  • 2010 Prêmio Santander Universidades/Empreendedorismo – Categoria Biotecnologia e Saúde
    Banco Santander Brasil, Brasil
5 de Janeiro, 2017

Luis Felipe Miranda Ramos

Email lfelipe.sm@gmail.com

• Cibersegurança
  • Tecnologias emergentes
  • Propriedade intelectual
  • Direito e tecnologia
  • Privacidade e proteção de dados

Este investigador pertence à Escola de Investigadores.

Artigo em conferência

Artigo em revista