A apresentação pública do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021 decorreu na passada sexta-feira, dia 12 de novembro.

Esta iniciativa, promovida pela Reitoria em articulação com os centros de investigação da Universidade do Minho, permitiu que, ao longo dos últimos meses, estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolvessem projetos científicos integrados em equipas de investigação de reconhecido mérito.

Os alunos Maria João Alves e Tiago Vidal apresentaram os projetos que desenvolveram no âmbito do JusGov, no painel 3 – Ciências Sociais e Humanas, tendo o aluno André Teixeira apresentado um póster.

Maria João Alves –  «Género e diferença cultural na jurisprudência dos tribunais portugueses» (orientação Prof.ª Doutora Patrícia Jerónimo);

Tiago Vidal – «A falta de dinheiros públicos na jurisprudência dos tribunais criminais, cíveis e do Tribunal de Contas» (orientação Prof. Doutor Joaquim Rocha);

André Teixeira – sobre «Habitação na Economia Colaborativa: Análise, Desafios e Regulação» (orientação da Prof.ª Doutora Anabela Gonçalves).

A aluna Maria João Alves foi premiada pelo projeto apresentado, que consistiu em analisar o modo como as questões de género se cruzam com argumentos culturais na jurisprudência dos tribunais portugueses, a partir do inventário de jurisprudência realizado pela equipa do InclusiveCourts e tendo por referência os debates doutrinais sobre igualdade de género, interseccionalidade e multiculturalismo.

O JusGov congratula todos os alunos pela sua participação, bem como as suas equipas.

15 de Novembro, 2021

15 de Novembro, 2021